Canal Trauma Sports
Canal Trauma Sports
rss
Canal Trauma Sports
onde nossos ortopedistas atuam

20

ABR

Hidratação e Exercício Físico

Curiosidades

A água é o elemento vital para a vida, podemos sobreviver sem alimento por vários dias até semanas, mas uma desidratação por um longo período pode levar a morte, pois a água desempenha um papel fundamental na manutenção do equilíbrio orgânico e das reações químicas que ocorrem no corpo tanto em repouso quanto durante o exercício físico.

 

Um adulto saudável perde em média de 2 a 2,5 litros de água por dia em situação normal, podendo chegar de 6 a 7 litros sob condições extremas de duração e intensidade do exercício bem como da temperatura ambiente.

 

Esta perda está diretamente relacionada com o gasto energético basal, isto é, a quantidade de energia que o corpo utiliza para manter-se vivo, e o gasto energético acrescido pela prática de alguma atividade física, então quanto maior for o gasto energético total, maior será a necessidade de ingestão de líquidos para a manutenção do equilíbrio metabólico.

 

A reposição de líquidos não se dá somente pela ingestão de água pura, os alimentos sólidos também fornecem uma boa quantidade de água ao organismo, principalmente os vegetais e as frutas, e o próprio corpo também fabrica água, através das reações metabólicas da quebra da glicose e da proteína armazenada no organismo.

 

A desidratação pode causar desordens cardíacas...

 

AVALIE ESTA MATÉRIA:

 

 

 

Share: Favorito Share: Del.icio.us Share: Twitter Share: Facebook Google Bookmarks Share: Netvibes Comentários: 0

 

 

20

ABR

Joelho de Corredor: Prevenir e Tratar

Dicas

Para os praticantes de corrida de média e longa distância, uma série de lesões é bastante conhecida e para muitos, tornam-se comum. Dentro desses acometimentos, a síndrome da banda ou trato iliotibial certamente poderá ser citada como uma das principais, pois é um problema tão habitual entre os corredores que por muitos já é descrita como “Joelho de Corredor”.

A síndrome da banda iliotibial também é encontrada em esportes como o ciclismo ou aqueles que exigem movimentos repetitivos de flexão e extensão do joelho. Ela é caracterizada por dor na região lateral do joelho, e pode acontecer durante ou após a prática de esportes. Isso acontece pelo grande atrito que existe entre o trato iliotibial (região lateral do joelho) com a região lateral do fêmur. Esse atrito gera um processo infamatório e, conseqüentemente, dor na região. Cada passo dado durante a corrida leva a uma pequena flexão e extensão do joelho, portanto, a cada movimento a banda iliotibial “raspa” na região lateral do fêmur.

A dor começa a se manifestar durante o treino e torna-se mais presente, ao longo do tempo, nas atividades diárias, como subir e descer escadas. Se não for tratada, pode levar os atletas a parar a atividade esportiva.

A síndrome da banda iliotibial pode se manifestar após a mudança do treinamento, com o uso de um calçado inadequado e/ou simplesmente com o fato de correr em solos irregulares. Esses fatores quando associados ao encurtamento da banda iliotibial, desalinhamento...

 

AVALIE ESTA MATÉRIA:

 

 

 

Share: Favorito Share: Del.icio.us Share: Twitter Share: Facebook Google Bookmarks Share: Netvibes Comentários: 0

 

 

20

ABR

Os Atletas de Final de Semana

Dicas

Antes que alguém comece a praticar atividades físicas, é necessário submeter-se a um "check-up" médico funcional especializado.

 

Ainda não há qualquer evidência de que a simples participação em programas de atividade física possa, por si mesma, danificar um coração normal. Quando os exercícios são bem orientados, o sistema cardiocirculatório se adapta bem à carga de trabalho e aumenta a sua capacidade de desempenho. O mesmo acontece com o restante do organismo.

 

É impossível negar, que alguns indivíduos, aparentemente sadios e sedentários de longa data, resolvem repentinamente tornarem-se atletas. Em muitos casos iniciam-se em atividades físicas contra-indicadas ao seu estado físico.

 


Exatamente neste grupo de aventureiros surgem os "atletas de finais de semana". Eles são candidatos em potencial a apresentarem sinais de perigo e sintomas que se manifestam antes ou após o exercício.

 


Para identificação deste estado clínico de alerta, preste atenção nas orientações abaixo relacionadas, as quais estão divididas em duas categorias:

 


1. Procure um médico especialista se ocorrerem as seguintes situações: Alterações anormais do ritmo cardíaco; dor ou desconforto no peito; tonturas, brusca falta de coordenação motora, confusão mental, sudorese intensa e fria, palidez e/ou desmaio.

 


2. Situações...

 

AVALIE ESTA MATÉRIA:

 

 

 

Share: Favorito Share: Del.icio.us Share: Twitter Share: Facebook Google Bookmarks Share: Netvibes Comentários: 0

 

 

 

 

Trauma Sports - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Magica Comunicação