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ABR

Joelho de Corredor: Prevenir e Tratar

Dicas

Joelho de Corredor: Prevenir e Tratar

Para os praticantes de corrida de média e longa distância, uma série de lesões é bastante conhecida e para muitos, tornam-se comum. Dentro desses acometimentos, a síndrome da banda ou trato iliotibial certamente poderá ser citada como uma das principais, pois é um problema tão habitual entre os corredores que por muitos já é descrita como “Joelho de Corredor”.

A síndrome da banda iliotibial também é encontrada em esportes como o ciclismo ou aqueles que exigem movimentos repetitivos de flexão e extensão do joelho. Ela é caracterizada por dor na região lateral do joelho, e pode acontecer durante ou após a prática de esportes. Isso acontece pelo grande atrito que existe entre o trato iliotibial (região lateral do joelho) com a região lateral do fêmur. Esse atrito gera um processo infamatório e, conseqüentemente, dor na região. Cada passo dado durante a corrida leva a uma pequena flexão e extensão do joelho, portanto, a cada movimento a banda iliotibial “raspa” na região lateral do fêmur.

A dor começa a se manifestar durante o treino e torna-se mais presente, ao longo do tempo, nas atividades diárias, como subir e descer escadas. Se não for tratada, pode levar os atletas a parar a atividade esportiva.

A síndrome da banda iliotibial pode se manifestar após a mudança do treinamento, com o uso de um calçado inadequado e/ou simplesmente com o fato de correr em solos irregulares. Esses fatores quando associados ao encurtamento da banda iliotibial, desalinhamento do joelho, rotação da tíbia (osso da perna) ou alterações no tipo de pisada, pode levar a processos inflamatórios e conseqüente afastamento do esporte.

Como prevenir?

Essas lesões podem ser prevenidas com alongamentos da região lateral da coxa e dos glúteos.

O tratamento dessas lesões consiste em fisioterapia podendo ou não ser associada ao uso de medicamentos de acordo com a prescrição do ortopedista. Quando diminuir a dor, ocorre a diminuição do atrito na banda iliotibial por meio de alongamento e estabilização da articulação.

Algumas atitudes devem ser tomadas para diminuir o tempo de tratamento, por exemplo: diminuir intensidade dos treinos, utilizar tênis apropriado para o tipo de pisada, não treinar em solos irregulares, alongar o trato iliotibial antes e depois da corrida.

A procura precoce por um profissional pode impedir o afastamento do esporte. Fique atento!

 

 

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