Canal Trauma Sports
Canal Trauma Sports
rss
Canal Trauma Sports
onde nossos ortopedistas atuam

20

ABR

Os Atletas de Final de Semana

Dicas

Os Atletas de Final de Semana

Antes que alguém comece a praticar atividades físicas, é necessário submeter-se a um "check-up" médico funcional especializado.

 

Ainda não há qualquer evidência de que a simples participação em programas de atividade física possa, por si mesma, danificar um coração normal. Quando os exercícios são bem orientados, o sistema cardiocirculatório se adapta bem à carga de trabalho e aumenta a sua capacidade de desempenho. O mesmo acontece com o restante do organismo.

 

É impossível negar, que alguns indivíduos, aparentemente sadios e sedentários de longa data, resolvem repentinamente tornarem-se atletas. Em muitos casos iniciam-se em atividades físicas contra-indicadas ao seu estado físico.

 


Exatamente neste grupo de aventureiros surgem os "atletas de finais de semana". Eles são candidatos em potencial a apresentarem sinais de perigo e sintomas que se manifestam antes ou após o exercício.

 


Para identificação deste estado clínico de alerta, preste atenção nas orientações abaixo relacionadas, as quais estão divididas em duas categorias:

 


1. Procure um médico especialista se ocorrerem as seguintes situações: Alterações anormais do ritmo cardíaco; dor ou desconforto no peito; tonturas, brusca falta de coordenação motora, confusão mental, sudorese intensa e fria, palidez e/ou desmaio.

 


2. Situações que exigem revisão do programa de condicionamento: Freqüência cardíaca exageradamente elevada e além de 5 a 10 minutos após o período de recuperação pós-esforço; náuseas ou vômito após o exercício; cansaço intenso persistindo além das 24 horas após o esforço físico.

 


Mesmo estando ciente das condutas que devem ser tomadas nestas situações, jamais deve-se esquecer de procurar um médico. Vale aqui lembrar: o correto é prevenir, e não remediar.

 

Dr. Marcos Antonio Schueda
Especialista em Joelho e Traumatologia Esportiva do Grupo Trauma Sports.

 

 

AVALIE ESTA MATÉRIA:

 

 

 

Share: Favorito Share: Del.icio.us Share: Twitter Share: Facebook Google Bookmarks Share: Netvibes

 

 

 

 

COMENT√ĀRIOS:

Nenhum coment√°rio.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA:

 

* Campos Obrigatórios

 





Visual CAPTCHA

 

 

Trauma Sports - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Magica Comunicação